- - in Sem categoria

Vitamina B12 é a vilã da dieta Vegetariana?

A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, parece ser uma grande vilã da dieta vegana e muitas vezes da ovolactovegetariana. Mas por quê? Bom, a única fonte alimentícia de obtê-la é ingerindo carne, isso porque os animais produzem a vitamina no trato gastrointestinal ou a ingerem na alimentação. Pra nossa sorte, essa queridinha tão necessária é produzida por uma bactéria, então não precisa ser de origem animal! Além disso, embora sua estrutura seja bem parecida com outras vitaminas, “confundindo” o nosso organismo, ela é a vitamina que precisamos em menores doses diárias!

Funções do Complexo B

Tanto se fala da importância das proteínas nas dietas que excluem carne do cardápio, elas são realmente importantes como já explicamos nesse texto PROTEÍNAS, porém é fundamental dar importância e estudar um pouco sobre a B12 e sua família do complexo B. A família de vitaminas B possuem diversas funções no nosso organismo, como produção de energia, protegem o sistema cardiovascular e compõem células sanguíneas, mantêm pele, olhos e sistema gastrointestinal íntegros, entre outras. Mas por que dar especial atenção à B12? Ela é necessária para a ocorrências de muitas reações bioquímicas do organismo, além disso é essencial, ou seja, nosso corpo não produz, por isso, devemos procurar fontes para mandá-la pra dentro e não deixar que sua falta interferira em nenhuma função do corpo. Mas qual função? Essa vitamina protege o nosso sistema nervoso, é fundamental na construção do DNA, protege e regenera nervos, atua na renovação celular, entre outros. Essas atuações são mais do que suficientes para dar atenção à B12!
Os primeiros sinais de deficiência da vitamina são fadiga e formigamento nas mãos ou pés.

 

Se não for ingerida, a longo prazo pode se tornar mais grave, envolvendo problemas cognitivos, memória, concentração, cegueira, surdez e algum nível de demência.

 

Se você optou por uma dieta sem nada de origem animal, deve buscar manter seu corpo e mente sãos também, com auxílio de um profissional da saúde. É preciso manter o equilíbrio nutricional para que tudo funcione corretamente, por exemplo: a absorção da vitamina B12 ocorre desde a boca até o intestino, o que envolve diferentes componentes do corpo necessários para a absorção nessas diferentes regiões, de nada adianta tomar suplementos vitamínicos, se o resto do corpo é incapaz de aprovitá-las. Não recuse ingerir suplementos de vitamina B12, existem alternativas veganas de mulvitamínicos ou somente a vitamina B12.  Para dar um ajudinha, olha só essas informações:

  • Os organismos necessitam de quantidades muito variadas dessa vitamina, isso se justifica porque cada metabolismo funciona de uma forma! A dose diária recomendada é de 2,4mcg/dia, porém essa quantidade pode ser muito maior de acordo com a sua demanda…
  • Procure ingerir alimentos e bebidas enriquecidos;
  • Tome suplementos vitamínicos  e siga conselhos de nutricionistas ou médicos;
  • Verifique a quantidade de B12 que os rótulos dos alimentos apresentam para fazer boas escolhas em suas compras.

Como em qualquer outra dieta, aquelas que excluem carne também devem ser acompanhadas por um profissional. Os exames que medem os níveis de B12 no sangue podem ser pedidos como exame de rotina, principalmente se for relatado dieta vegana e em casos de anemia.

Fontes:
Os benefícios da vitamina B12. Disponível em: http://www.vitamina-b12.net/beneficios/
Vitamin B12: Are You Getting It? Disponível em: http://www.veganhealth.org/articles/vitaminb12
Futterleib, A. & Cherubini, K. Importância da vitamina B12 na avaliação clínica do paciente idoso. Scientia Medica, Porto Alegre: PUCRS, v. 15, n. 1, jan./mar. 2005.
Vitamina B12 | Entrevista-se | T6E2. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2JT3EDTARlw

Deixe seu Comentário

Seu e-mail não será divulgado

Seu Comentário*

Nome*

Email*

Website*