Notícias 

O que é raw food, alimentação viva e crudivorismo?

O que é raw food?

O termo “raw vegan food” significa alimentação crua vegana, também conhecida por crudivorismo, crudivegana, crudismo ou ainda alimentação viva! Bem, os três termos se referem ao mesmo tipo de alimentação, a qual é baseada em vegetais (uhu!), mas não é uma dieta vegana comum… Basicamente, quem opta por essa alimentação tem suas refeições compostas por alimentos crus e na sua forma mais natural possível: sem processamentos químicos, nem aquecimento (superior a 42°C)! Radical ou não, essa dieta que vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo todo.

Mas por que cru? Por que não passar dos 42°C?

Bem, enzimas são proteínas essenciais ao funcionamento dos organismos. Ao esquentar os alimentos, as enzimas existentes são desnaturadas e perdem suas funções, o que é ruim, pois as enzimas auxiliariam muito na digestão desses alimentos e processos de desintoxicação. Além disso, o consumo de alimentos crus confere maior produção de energia ao nosso corpo. Nessa dieta, é possível amornar os alimentos numa panela, por exemplo, que não esteja muito quente – a temperatura pode ser detectada com a sensibilidade térmica das nossas mãos.

Outra característica da alimentação viva é a isenção de alimentos processados ou industrializados. Estão ausentes qualquer derivado de leite, ovos, mel, soja, seitan e tofu. Como qualquer dieta, nessa existem algumas variações: existem aquelas pessoas que só comem alimentos orgânicos e outros que não ingerem nada que contenha glúten.

Não pense que a alimentação crudista não é bem elaborada, a maioria é classificada como “gourmet”, com pratos bem elaborados e muito bonitos. Envolvem muitos grãos germinados, legumes, hortaliças, frutas e frutos secos, produtos orgânicos, entre outros.

Os organismos respondem às dietas de diferentes formas, por isso, como qualquer tipo de alimentação, é necessário acompanhamento de um nutricionista. Vale voltar sua atenção para os níveis de vitaminas e minerais, principalmente de vitamina B12.

Se você estiver pensando em aderir a essa dieta, busque acompanhamento de um profissional, pesquise e estude muito, principalmente com relação à nutrição do seu corpo, agrotóxicos, uptake e também quanto aos benefícios do raw food!

Share on FacebookPin on PinterestShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Relacionados

Leave a Comment