- - in Nutrição, Sem categoria

O que são produtos orgânicos?

Parece que tudo que vem da terra é orgânico, mas não é bem assim não!

Cada vez mais encontramos produtos com o nome de orgânicos nos supermercados: verduras, frutas, produtos de beleza, água de coco…

Antes de tudo, precisamos entender realmente o que isso significa:

“Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. O Brasil, em função de possuir diferentes tipos de solo e clima, uma biodiversidade incrível aliada a uma grande diversidade cultural, é sem dúvida um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica. Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.” (texto extraído do site do ministério da agricultura, disponível em: http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/organicos/o-que-e-agricultura-organica).

Alguns produtos se auto nomeiam orgânicos, sem ao menos cumprirem com os requisitos e por isso precisamos ficar ligados.

Quando atendem as diretrizes do Ministério da Agricultura, eles recebem um certificado :

Por que produtos Não Orgânicos fazem mal à saúde?

O uso de pesticidas agride o ser humano e o meio ambiente. Alguns pesticidas como o DDT (diclorodifeniltricloroetano), aldrin e dieldrin  permanecem no meio ambiente por muitos anos e entram em contato com lençóis freáticos, rios, etc.

Pra piorar a situação, podem ser bioacumulativos,  isso significa que podem passar através da cadeia alimentar. Eles também agridem a biodiversidade e deixam as pragas agrícolas mais resistentes, podendo virar um grande problema futuro, como está ocorrendo com as bactérias pelo uso indiscriminado de antibióticos.

O assunto que gera maior atenção no momento é o impacto sobre a nossa saúde, pois envolvem estudos a longo prazo.

Devemos optar pelos orgânicos por diversos motivos: além de serem mais saborosos, os alimentos orgânicos possuem mais fitoquímicos e antioxidantes do que produtos não orgânicos.

Precisamos apenas ficar ligados com o que é realmente orgânico e o que está só pegando uma carona.

Abraço e até a próxima #govegan

 

Deixe seu Comentário

Seu e-mail não será divulgado

Seu Comentário*

Nome*

Email*

Website*